As eleições estão na nossa porta. Acontecem neste domingo, dia 2/10. Após uma curta campanha, em um espaço de tempo exíguo, onde fomos chamados a decidir pelos candidatos que mais temos afinidades, que acreditamos nas propostas e que nos representam. Ainda ouvimos de muitas pessoas que estão indecisas. A esses, ainda há tempo de se decidir. Use as ferramentas que estão aí por toda a parte para ajudar. Com a tecnologia hoje é possível buscar através de cruzamento de dados, do famoso Big Data, o candidato que mais combina com o que pensamos. Podemos usar o nosso celular para ir além. Está tudo na palma da nossa mão.
Aos que pensam em anular o voto, votar em branco ou não ir votar, nosso pedido é repense. Repense a sua atitude. Escolha fazer algo por nosso país. Escolha fazer, em vez de cruzar os braços. Pense em você, pense na sua família, na comunidade onde você vive e na sociedade em que vivemos. O voto é nosso direito. Não existe representante se não os elegermos. Não escolha se eximir. Não deixe que decidam por você. Não podemos abrir mão disso, do direito de votar.
Votar é responsabilidade. É a verdadeira arma que temos para mudar a realidade. Quando votamos com consciência, com conhecimento e baseado em informações, fazemos a escolha certa.
Pense naquela estrada que prejudica toda a região onde você mora e escolha quem quer melhorar as condições dela. Pense no quanto de imposto é descontado do seu salário todos os meses, e escolha aquele candidato que fala em reduzir os impostos. Escolha aquele candidato que pode ajudar a melhorar as condições dos hospitais e postos de saúde da cidade onde você mora. Mas muitos podem pensar: eles não fazem nada. E aí que entra o seu direito de votar. De mudar aquele que você acha que não está bom. Que não represente a sua cidade ou não fez nada na sua avaliação.
Somos chamados a exercer o mais básico direito da democracia direta, onde a ampla participação popular é valorizada. Reconquistamos este direito há bem pouco tempo, em 1988. Talvez muitos não lembrem, mas não tínhamos o poder de votar como temos hoje. Onde podemos decidir os rumos do nosso país. Exerça o seu direito neste domingo. Repense e valorize a oportunidade que você tem como cidadão de brasileiro. Vote. Vote com consciência e responsabilidade.
Sérgio Rodrigues Alves
Presidente da FACISC
Com mais de 45 anos de atuação, a FACISC possui ampla capilaridade de atuação e diversidade de setores que representa através do associativismo, como por exemplo, a indústria, o comércio, a prestação de serviços, o agronegócio, os profissionais liberais, o turismo e diversos outros. Saiba mais.