O empresário movimenta a economia. Compra insumos, produz, transporta, armazena, vende. Produz resultados, adiciona valor, oferece produtos ou serviço que geram satisfação e qualidade de vida à população. Em sua atuação, o empresário gera emprego e impostos que realimentam e fortalecem a economia.
A primeira coisa que um empreendedor precisa ter é convicção, acreditar em sua capacidade, em sua ideia e em sua equipe. Esta confiança se transforma em determinação, esforço e exemplo. Estes são atributos indispensáveis ao sucesso de uma empresa, da incipiente à àquele que alcançou a solidez no mercado.
A determinação e da superação são particularmente mais relevantes no Brasil, que tem um estado caro e ineficiente, com excessiva e complexa carga tributária, burocracia, incertezas, insegurança jurídica, precariedade da infraestrutura. Com um sistema tributário perverso, pois pune quem produz e gera empregos e impostos, as empresas brasileiras perdem competitividade e o trabalhador perde seu poder de compra.
O sucesso empresarial não é casual. É fruto do perfil do empreendedor, de uma pessoa que olha adiante, antes de se abater, remove as pedras de seu caminho.